sexta-feira, 7 de março de 2014

Distinções entre OMB, AMB, CFM e FENAM


Muitas pessoas podem estar se perguntando: Porque mais uma entidade de médicos? Para que esse esforço? O que podemos ganhar com isso?
Essas são perguntas legítimas e que merecem resposta, ainda que não exista apenas uma resposta que possa sanar todas as dúvidas. A Ordem dos Médicos do Brasil - OMB, longe de querer criticar ou se sobrepor a atuação das outras entidades, nasce com o objetivo de somar e contribuir para o fortalecimento da medicina e dos médicos, bem como superar as dificuldades para que todos os brasileiros tenham saúde de qualidade. Sabemos que todas entidades médicas tem cunho político e de defesa dos médicos, mas sabemos também que além dessa vertente cada uma delas tem funções e objetivos que as tornam mais focadas em determinadas áreas.
O Conselho Federal de Medicina - CFM, que é uma autarquia federal, tem como atribuições constitucionais a fiscalização e normatização da prática médica. Dessa forma, de todas as funções exercidas pelo CFM e CRMs as de fiscalização e normatização se sobressaem dentre as demais.
A Associação Médica Brasileira - AMB tem como missão defender a dignidade profissional do médico e a assistência de qualidade à saúde da população brasileira. Ela está ligada às 53 sociedades médicas que representam as especialidades reconhecidas no Brasil. Assim a função primordial da AMB e suas associações estaduais é o aprimoramento científico e a valorização profissional do médico no seu aspecto intelectual.
A Federação Nacional dos Médicos - FENAM é uma federação que une sob o seu guarda-chuva os sindicatos médicos. Ela tem a defesa da categoria médica como sua principal função. Portanto, como federação registrada no Ministério do Trabalho a FENAM trabalha focada na defesa do trabalhador e do profissional médico.
A Ordem dos Médicos do Brasil - OMB ciente de que a luta por uma saúde de qualidade a todos os brasileiros é árdua e depende de diversos fatores, dentre eles o reconhecimento do médico como ator de alta relevância na construção de uma saúde digna, vem somar esforços juntos com suas entidades irmãs. O foco principal da OMB é a atuação política nas arenas institucionais (Poderes Legislativos, Executivo e Judiciário) para que possamos pressionar e influenciar decisões que repercutem na saúde de todos os brasileiros. É função da OMB empunhar bandeiras que sabemos que podem melhorar a saúde no Brasil, como, por exemplo, um plano de carreira nacional para os médicos.
Em fim, a OMB veio não veio para dividir e sim para somar, a ideia não é destruir é sim construir, a função não é criticar por criticar é contribuir e dialogar para relizar o melhor possível em prol da saúde brasileira. Assim vamos todos juntos, buscar cada vez mais a união para superarmos os obstáculos e dessa forma conquistarmos nosso objetivo: SAÚDE DE QUALIDADE PARA TODOS OS BRASILEIROS.
JUNTOS SOMOS MAIS !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário